Oráculo 18 - Versão 2.96 e 2.97
Extra, extra! Não fique de fora dessa.
Mais um oráculo chegando com as últimas notícias do Conveniar!
Tem melhoria no sistema e novas funcionalidades sobre projetos, financeiro, portal da transparência e portal de eventos.
Já pega o seu café e vem com a gente!
Melhorias no Cadastro de Pessoa Física
E vamos começar, não com uma, mas com duas melhorias?! 😎
Observando as exigências do eSocial e tendo em vista a prestação de contas que as Fundações fazem junto aos órgãos públicos, nosso time acrescentou dois novos campos referentes às informações obrigatórias no cadastro de pessoa física: cidade e estado de nascimento.
Tais informações poderão ser preenchidas nas telas de Cadastro de Pessoa Física, nos Formulários de Solicitação de Cadastro de Pessoa Física e nos Dados Cadastrais dos Pedidos de Pagamento de Pessoa Física.
Inclusão de documentos e dependentes no cadastro de pessoa física
Outra melhoria realizada no Cadastro de Pessoa Física foi a criação de duas novas abas: a de “Documentos” e a de “Dependentes”.
Na aba de “Documentos” é possível a inclusão e exclusão de documentos da pessoa cadastrada.
E na aba “Dependentes” é possível a inclusão, edição e exclusão de dependentes da pessoa inserida no sistema. Lembrando que as informações solicitadas no cadastro de dependentes está de acordo com as informações exigidas pelo eSocial. 😉
As novas seções estão disponíveis no Cadastro de Pessoa Física e nos Formulários de Solicitação de Cadastro de Pessoa Física, no Portal da Fundação.
Saiba mais:
Novas classificações no cadastro de projetos
Outra melhoria realizada no Módulo de Projeto, mas dessa vez no cadastro de projetos, foi a inclusão de mais campos para classificar os projetos gerenciados pela Fundação. Ao criar novo projeto no Módulo Projeto > Projetos, a Fundação poderá determinar “Categoria de Projeto” e/ou “Instrumento Jurídico” para aquele projeto específico.
Quanto ao “Instrumento Jurídico”, o sistema já permitia o cadastro, edição e exclusão destes no Módulo Administração > Projetos > Tipos de Contrato, porém essa informação não era passível de seleção no momento da edição ou cadastro do projeto. Agora sim! Basta incluir o instrumento jurídico no Módulo de Administração e, na realização do cadastro do projeto no Módulo de Projeto, selecionar o instrumento desejado.
No mesmo Módulo de Administração, em Projetos > Categoria de Projetos, você poderá criar, excluir e editar uma nova categoria, classificada de acordo com o controle interno da Fundação, conforme podemos ver abaixo:
Agora ficou ainda mais fácil personalizar e identificar os projetos da Fundação, né?! ??
Possibilidade de enviar Devolução de Recurso por integração bancária
Agora é possível realizar o tipo de lançamento “devolução de recursos” por integração bancária no Módulo Projeto > Projeto > Informações Relacionadas > Devolução de Recursos.
Caso ainda não tenha esse opção disponível, entre em contato com o seu consultor Conveniar ou com o nosso suporte.
E vamos de mais melhorias?! Dessa vez no módulo financeiro! 👌
Melhorias na Integração Bancária de Pagamentos
A ferramenta de integração bancária para envio dos pagamentos aos bancos via CNAB-240 tem evoluído e só traz benefícios e facilidades para a fundação executar as operações bancárias. Se você ainda não está utilizando entre em contato com nossos consultores ou o suporte para saber mais. Para quem já utiliza, temos uma série de novidades.
Se você já utiliza a ferramenta para exportação dos pagamentos e toda vez que a conta do favorecido é diferente da conta da fundação você precisa alterar a configuração de Forma de Lançamento na Integração temos uma ótima notícia pra você.
Agora é possível pré-configurar a Forma de Lançamento quando a conta do favorecido é de um banco diferente.
Esta configuração não é obrigatória, caso ela não seja feita a configuração vai respeitar o padrão que já estava estabelecido quando as operações são entre contas do mesmo banco.
Nos casos de integração bancária de pagamentos de impostos sem códigos de barras, ao enviar arquivos de remessa para banco, além das formas de lançamento de DARF normal e GPS, agora é possível escolher também a forma de lançamento de DARF Simples.
O procedimento para definição de DARF Simples para os lançamentos é o mesmo para DARF Normal e GPS.🥰
Além disso, incluímos na lista de lançamentos possíveis de serem exportados ao banco os lançamentos das Devoluções de Recurso, que são utilizadas quando o projeto finaliza e sobra dinheiro no projeto.
Como assim, Conveniar? Isso não era possível? Pois é, cometemos esta gafe mas já está tudo resolvido.
Quer mais?
Nosso time desenvolveu um relatório de remessa bancária, o que muitos chamam também de Borderô, para que vocês possam acompanhar através de um relatório as informações relativas aos lançamentos que foram enviados na remessa de pagamento.
Quando o lote for gerado, aparecerá a mensagem de visualizar os dados de exportação.
Ao visualizar o lote dos lançamentos, agora aparecerá o botão “Relatório”, que gera um documento com os detalhes da exportação realizada. E, ainda que os lançamentos do lote sejam cancelados, o relatório gerado continuará disponível para visualização.
Lembrando que estes relatórios só estarão disponíveis para as remessas de pagamento enviadas a partir da versão 2.96.
Cada dia fica mais fácil e prático obter informações pelo Conveniar, não é?!
Comprovantes de Pagamentos
Outra nova funcionalidade no sistema!
O sistema passou a disponibilizar o acesso aos comprovantes de pagamentos relacionados aos lançamentos que foram exportados e enviados para o banco, no Módulo Projeto> Financeiro > Integração Bancária Pagamento.
O processo de geração dos comprovantes ocorrerá durante o processamento do arquivo de retorno de remessa de pagamentos. Eles serão gerados e anexados nos pedidos do menu “Pedidos” que estejam disponíveis na “Integração Bancária de Pagamentos” e possuam o componente para anexar arquivos.
Também terão comprovantes de pagamentos pedidos de devolução de recursos, transferência e custos operacionais relacionados à receita de eventos. Nesses casos os comprovantes serão anexados no Cadastro de Projetos, na seção de Arquivos.
Para ter acesso aos comprovantes basta acessar os pedidos/projetos após a importação do arquivo de retorno de pagamentos e fazer download do mesmo.
E, ainda, os arquivos anexados nos pedidos, poderão ser visualizados no extrato do projeto, como já ocorre para os anexos nos pedidos atuais.
Conciliação Bancária
E se liga nessa outra nova funcionalidade do Conveniar!
Agora é possível fazer a conciliação bancária importando arquivos do seu banco no sistema. É isso mesmo que você leu!
Primeiro de tudo, você precisa contratar junto ao seu banco a opção de exportar extrato em arquivo. Contratou? Agora chama o seu consultor ou o nosso suporte do Conveniar para que eles cadastrem o layout de integração para você.
Agora sim! Cadastrado o layout, o próximo passo é a importação dos arquivos para o sistema no Módulo Integração > Financeiro > Importar arquivo. Mas atenção! Os arquivos precisam estar nos formatos OFX, CNAB240 ou DEB558.
Carregado o arquivo, escolhemos o layout específico “Extrato para a Conciliação” e selecionamos “Importar”.
Feita a importação, é só ir em Projeto > Financeiro > Conciliação Bancária por Arquivos, onde é possível visualizar as contas importadas dos extratos, a quantidade de lançamentos pendentes de conciliação e a data da última ação realizada. Há uma lista de contas e toda vez que um novo lançamento é feito, ele é inserido na sua respectiva conta. Havendo uma nova conta, será criada uma linha a mais para os futuros lançamentos.
Ao editar uma conta, será possível ver todos os lançamentos relacionados à conta específica: os lançamentos pendentes, os lançamentos conciliados e os lançamentos ignorados (como resgates de aplicações por exemplo).
Aqui também é possível ver a sugestão dos lançamentos baseados no float informado no cadastro do Layout do Extrato de Conciliação.
Na imagem acima é possível ver um primeiro grupo à esquerda que corresponde aos lançamentos do extrato e outro grupo à direita com os lançamentos do Conveniar. O sistema relaciona os lançamentos que tem vínculo por valor e/ou por data. Os lançamentos que o sistema não consegue relacionar aparecem num card vazio que contém um botão com ícone de lupa, pelo qual você pode vincular e adicionar lançamento para que seja processada a conciliação. Para desvincular os lançamentos, basta clicar no botão da lixeira.
Quanto às tarifas bancárias dos extratos de banco, é possível relacioná-las a um lançamento de tarifa existente, através do ícone de lupa ou, ainda, criar automaticamente uma tarifa no sistema através do ícone “+”, conforme imagem acima.
Para criar uma nova tarifa é preciso cadastrar um favorecido, que no caso é o Banco, se este ainda não estiver cadastrado. É só ir no Módulo Administração > Pessoa > Pessoa Jurídica e cadastrá-lo.
Além disso, é necessário um projeto que seja configurado para a importação de tarifas (ver imagem acima). Na sessão identificação, dentro do cadastro de projetos (Módulo Projetos > Projetos) é possível fazer essa configuração em “Configuração de rubrica e item do plano de trabalho para tarifas bancárias de importação de arquivo para extrato para conciliação”.
Feitas essas configurações, basta importar o arquivo.
Automaticamente o sistema irá criar um pedido e aprová-lo, vinculando-o com o item do extrato.
Se os lançamentos não estiverem liquidados, uma vez conciliados, eles automaticamente serão liquidados.
Dica do consultor: ✔Nosso time de suporte elaborou um guia detalhado sobre a conciliação bancária. Confere aqui!
API´s de Boleto
E o sistema traz outra novidade: agora é possível configurar cedentes para emissão de boletos do Banco do Brasil e do Banco Sicredi.
Para configurar as API´s é preciso cadastrar os cedentes no módulo Administração > Cadastros > Cedentes.
Se o seu cedente for o Banco do Brasil, basta ir em editar no cadastro do Banco do Brasil e selecionar "Utilizar integração API”. Mas, atenção aqui: a opção ficará disponível apenas para as variações da carteira 17.
Se o cedente é o Banco Sicredi, em Banco selecione a opção “Banco Copperativo Sicredi S.A” e “Utilizar Integração API”. Neste caso será necessário informar os campos “Posto” e “Chave Master”, que serão fornecidos pelo seu banco após a assinatura do convênio de cobrança.
No cadastro de cedentes, seja este o Banco do Brasil ou o Banco Sicredi, também será possível configurar juros, multas e descontos para os boletos.
Pela API do Banco do Brasil ainda é possível fazer configurações adicionais, como permitir o pagamento do boleto após o vencimento, gerar informações de pix no boleto ou permitir pagamento do boleto parcelado.
As configurações padrão de descontos para pagamento das inscrições, minicursos e planos de pagamentos cadastradas no cedente poderão ser alteradas. No Módulo de Eventos > Eventos, basta ir em Informações Relacionadas > Configurações de pagamento ou Informações Relacionadas > Planos de pagamento do evento que pretende editar. 😉
Após as configurações para pagamento serem realizadas no cadastro de eventos, a forma de pagamento boleto ficará disponível durante a inscrição dos eventos. Os boletos serão gerados e registrados automaticamente no Banco do Brasil ou no Banco Sicredi, após a confirmação do pagamento pelo inscrito.
Simples, né?!
Informações das rubricas no Portal da Transparência
Com o objetivo de tornar cada vez mais acessíveis as informações publicadas pelas Fundações de Apoio, nosso time trouxe uma melhoria na exibição do conteúdo presente na seção “Recursos por Rubrica”, na página “Detalhes dos Projetos”, no Portal da Transparência.
A formatação dos valores também foi padronizada, com a finalidade de melhorar a exportação dos dados nos formatos disponíveis hoje, seja em Excel, PDF ou CSV.
Dicas do consultor: Entenda um pouco mais sobre a intensificação da cobrança dos órgãos de controle no que tange à transparência na gestão de projetos por Fundações de Apoio aqui.
Ignorar configuração de desconto para boletos no documento de inscrição de eventos
Agora é possível ignorar a configuração de desconto dos boletos ao adicionar um boleto manualmente pela tela de documentos de inscrição de eventos.
Ao selecionar um boleto como forma de pagamento, a informação do desconto será apresentada na tela - caso exista uma configuração de desconto ativa no cadastro de eventos. Para aplicar a configuração de desconto basta marcar a opção “Atribuir a configuração de desconto acima no boleto atual”.
Configuração de formas de pagamento por categoria de inscrição
Mais uma novidade chegando no Módulo de Eventos!
A partir de agora, todas as categorias de inscrição estarão vinculadas a uma ou mais formas de pagamento. Assim, será possível definir o tipo de pagamento como sendo Boleto, Cielo ou Depósito para cada categoria de inscrição!
Algumas modificações foram realizadas.
A primeira modificação está na tela de Configurações de Pagamento. Na aba Configurações de Pagamento de novo evento ou evento existente (Módulo de Eventos > Eventos > Informações Relacionadas) são listadas as formas de pagamento disponíveis: Boletos, Cielo ou Depósito. Cada uma destas abas possuía um checkbox “com a opção “Disponível para Inscrição e Minicurso/Serviço”, que permitia informar se a forma de pagamento estaria disponível para inscrições e minicursos.
A partir da versão 2.96.1 esta seleção esta opção não estará mais habilitada e todos as formas de pagamento serão consideradas disponíveis para inscrição e minicursos, já que esta seleção passará a ser realizada ao definir a forma de pagamento para uma categoria de inscrição.
A imagem abaixo mostra um exemplo da forma de pagamento “Cielo” sem a opção de marcar a disponibilidade para inscrições e minicursos.
Outra alteração foi feita nas “Informações Relacionadas”, mais especificamente na aba “Categorias de Inscrição”, sendo, a partir de agora, necessário selecionar a forma de pagamento relacionada com a categoria de inscrição.
A imagem abaixo exemplifica como as formas de pagamento serão adicionadas para cada categoria, tendo funcionamento semelhante ao que ocorria na tela de “Planos de Pagamento”. Nas formas de pagamento é exibido apenas o nome da forma de pagamento para ser salvo, com exceção da Cielo, que também permite informar o número máximo de parcelas.
A terceira modificação realizada diz respeito à exibição da coluna ”Forma(s) de pagamento “, na visualização das categorias de inscrição.
A imagem abaixo destaca esta coluna, que permite visualizar as formas de pagamento selecionadas para a categoria de inscrição. No caso, ao selecionar uma forma de pagamento, devem ser listadas as formas de pagamento que foram configuradas antes na tela de pagamento (para eventos anteriores à versão 2.96.1 serão listados os que estavam marcados como disponível para inscrição em minicurso).
A última modificação feita no Módulo Eventos está no menu Financeiro > Inscrições. Nesta tela, ao realizar a inscrição de um novo participante e selecionar a categoria de inscrição a qual o participante estará vinculado, serão listadas apenas as formas de pagamento que foram definidas anteriormente na seleção das categorias de inscrição.
No Portal de Eventos, a única alteração realizada foi no filtro das formas de pagamento, de acordo com a categoria de inscrição selecionada. Ao realizar a inscrição pelo Portal de Eventos, o participante segue a barra de progresso (topo da página), até a tela “Inscrição”, onde seleciona a categoria de inscrição e clica em continuar. Na tela seguinte - “Pagamento”, serão exibidas apenas as formas de pagamento vinculadas à categoria de inscrição que foi selecionada.
A figura abaixo exibe as formas de pagamento para uma categoria de inscrição. Para eventos anteriores à versão 2.96.1 serão exibidas as formas de pagamento que estavam com o checkbox “Disponível para Inscrição e Minicurso/Serviço” selecionado.
.
Em caso de dúvidas, não deixe de ligar para o nosso suporte.
Nos vemos no próximo boletim. Até breve, um abraço e obrigado! 🤗
Deixe seu feedback sobre nosso boletim. Fique à vontade para elogiar, criticar e dar sugestões.
Queremos muito te ouvir e saber como ajudá-lo mais. 😍🤗
Este pacote de atualização contém as versões 2.96. e 2.97.