Oráculo 22 - Versões 2.102 e 2.103

 

 

Mais um oráculo chegando com muitas novidades no Conveniar.

Nesse oráculo você vai encontrar novas funcionalidades e melhorias sobre os módulos administração, projeto e integração.

 

Possibilidade de tornar campos obrigatórios na ferramenta "Solicitação de Cadastro de Pessoa Física"

O nome do campo ‘Tornar campo PIS/PASEP/NIT obrigatório.’ foi alterado para ‘Exigir campos para Pagamento de Pessoa Física obrigatórios.’, na tela de Solicitação de Cadastro de Pessoa Física. Além disso tornamos os campos para pagamento obrigatórios de acordo com a configuração realizada na Configuração de Sistema.

 

Melhoria no componente de solicitação de cadastro de pessoa física e jurídica

Muitas vezes o usuário precisa cadastrar uma lista grande de pessoas e fica inviável o envio dos convites um a um. Por isso foi desenvolvida uma melhoria na funcionalidade de envio de solicitação de cadastro de pessoa física e jurídica. Com essa melhoria o usuário pode colocar múltiplos e-mails destinatários, separando-os por ponto e vírgula.

 

Portal da Fundação

Portal do Coordenador

 

Variação de conta poupança no cadastro de conta bancária de pessoa

Para que a fundação possa fazer um melhor gerenciamento das contas poupança, no cadastro de contas bancárias, ao selecionar o tipo Conta Poupança, será necessário preencher o campo referente à Variação da Conta. Este é um campo numérico composto por dois dígitos.

Este campo está presente em todos os formulários de cadastros de contas bancárias: cadastro de conta bancária de pessoa física, cadastro de conta bancária de pessoa jurídica e cadastro de conta bancária dos projetos.

Nos casos das contas bancárias do tipo Conta Poupança que já estão cadastradas, não é possível inserir o valor para a variação da conta. Este campo é preenchido apenas nos cadastros de novas contas poupança.

Em todas as telas do Conveniar que apresentam o número da conta, o sistema automaticamente mostra essa informação de forma completa, isto é, a variação da conta juntamente com o número da conta, como pode ser visto na imagem abaixo.

Na Integração Bancária de Pagamentos, ao exportar lançamentos para o banco, o arquivo de remessa será gerado também com esta informação completa, caso a conta bancária do pagador ou favorecido seja do tipo Conta Poupança e possua a Variação da Conta.

 

 

 

Visualização de anexos sem download e acesso aos relatórios de pedidos

Para que o usuário, principalmente do setor financeiro, que faz a consulta dos lançamentos tenha facilidade no acesso aos arquivos e documentos anexados ou produzidos pelo pedido, realizamos uma melhoria para que seja possível a visualização prévia dos arquivos PDFs sem a necessidade da realização do download.

A funcionalidade está disponível no componente de visualização de arquivos, nas telas do Controle Financeiro, Gestor Financeiro, Prestação de Contas e Consulta de Extrato. No componente também foram disponibilizados os botões para geração/impressão do Relatório e Recibo do pedido, quando for possível gerar estes documentos para o pedido em questão.

 

 

Estimar o custo operacional referente à uma Parcela ou Entrada de Receita

A funcionalidade de exibição dos campos "% do Custo Operacional" e "Valor Estimado do Custo Operacional" já foi implementada nas telas de consulta de parcelas e entradas de receitas.

Agora, os usuários podem visualizar automaticamente o valor estimado do custo operacional de cada transação, calculado a partir da porcentagem do custo operacional obtida na aba de Identificação do cadastro do projeto, quando houver. Caso não haja uma porcentagem definida, o sistema exibe um valor vazio.

Tela de consulta de parcelas:

 

Tela de consulta de entrada de receita:

 

 

Melhoria no filtro e busca dos lançamentos da Conciliação por Arquivo

Na Conciliação Bancária por Arquivos, ao selecionar um lançamento a partir da lupa o sistema passará a exibir os rótulos “De” e “Até” para indicar melhor o período entre duas datas (vencimento ou pagamento), e o menor valor e maior valor desejados.

 

 

Outra modificação importante é que o sistema possuía dois campos para valores. O campo “Valor lançamento” e o campo “Valor pago”. Para simplificar a consulta utilizando o filtro, o sistema agora possuirá apenas um campo com o nome “Valor”, que permitirá filtrar pelo valor do lançamento e pelo valor pago ao mesmo tempo. Além disto, o campo “Valor” já será carregado automaticamente com o valor do lançamento selecionado.

Na lista de resultados, ao clicar sobre o checkbox ou sobre a linha de um lançamento, para fazer a seleção do lançamento desejado, o sistema passará também a exibir o valor total dos lançamentos selecionados.

 

Desta forma, acreditamos que o Sistema deixará as informações mais claras para o usuário, permitindo simplificar a busca dos lançamentos e identificar, de forma mais simples e visual, o somatório dos lançamentos selecionados.

Em caso de dúvidas sobre esta funcionalidade, entre em contato com o suporte.

 

Melhoria na importação de tarifas da Conciliação por Arquivo

Realizamos uma melhoria para agilizar o trabalho do gestor financeiro que realiza a importação de tarifas na conciliação bancária por arquivo. O objetivo é fazer com que, ao clicar no botão de importação de tarifas, o sistema identifique automaticamente o projeto correspondente à conta bancária do lançamento bancário, caso haja apenas um projeto com essa mesma conta bancária.

 

Edição do favorecido dos impostos de pessoa jurídica no controle financeiro

Em alguns casos faz-se necessário a alteração do favorecido dos impostos, pois podem ser de uma prefeitura/órgão diferente daquele que está configurada por padrão no sistema. Em vista disso, agora também é possível editar o favorecido dos impostos diretamente no controle financeiro, tanto dos lançamentos pendentes de aprovação quanto para os lançamentos aprovados e liquidados.

Para utilizar a funcionalidade marcar a opção “Outros favorecidos” na tela de edição dos lançamentos pendentes, aprovados/liquidados.

 

 

Alterar o custo operacional e taxa de rateio na entrada de receita

Foi implementada uma melhoria no sistema que permite ao gestor do projeto alterar o valor do Custo Operacional ou da Taxa de Rateio no momento da aprovação do pedido. Em algumas situações, o custo operacional e/ou a taxa de rateio podem não seguir a porcentagem definida no cadastro do projeto.

 

O sistema exibe uma tabela com os valores do Custo Operacional e do Rateio já preenchidos, calculados de acordo com as configurações do sistema e com base no valor do pedido. No entanto, é possível editar esses valores clicando no botão de edição ou diretamente sobre o valor, para que os lançamentos gerados no controle financeiro estejam de acordo com o que foi estabelecido nessa tabela.

Essa funcionalidade está disponível nas seguintes telas: Aprovação de pedidos de Entrada de Receita, Aprovação de pedidos de Transferência Entre Projetos e Geração de pedidos aprovados a partir das Parcelas.

Com essa melhoria, o gestor do projeto tem mais flexibilidade para ajustar os valores de Custo Operacional e Taxa de Rateio, caso seja necessário, facilitando a gestão financeira do projeto.

 

Melhoria no layout da tela de conciliação por arquivo

Foram realizadas diversas modificações na tela de Conciliação Bancária buscando uma melhor usabilidade e experiência para os usuários. A tela teve modificações que buscassem padronização com o sistema, além de alterações que tornam a ferramenta mais intuitiva.

 

 

 

Melhoria no cálculo de impostos

Seguindo orientação do manual do E-Social, agora no cálculo do INSS, o Conveniar não faz mais o arredondamento do valor calculado. Após o cálculo, o valor é sempre truncado para duas casas decimais.

Vale ressaltar, que nos demais impostos o Conveniar continua fazendo o arredondamento. O truncamento é feito apenas para o cálculo do INSS.

TRUNCAMENTO VS ARREDONDAMENTO

 

 

Exibir total de créditos e débitos pendentes de conciliação

O gestor financeiro da fundação precisa entrar diariamente nas contas bancárias para realização do reconhecimento das receitas dos projetos, visto que há uma urgência maior em reconhecer uma receita do que confirmar a execução das despesas, para um melhor acompanhamento de saldo disponível para os coordenadores.

Para que o gestor financeiro possa priorizar melhor por quais contas começar a conciliação bancária por arquivos, é necessário que na tela inicial da conciliação, sejam exibidas duas colunas: Total de Créditos e Total de Débitos, com os somatórios dos lançamentos de crédito e débito pendentes de conciliação.

Além disso, foi invertido o padrão de ordenação das contas, de modo a exibir primeiro as com mais lançamentos não conciliados.

 

 

Geração de Arquivos Individuais Por Conta Pagadora

O Conveniar permite agora, exportar arquivos individuais por conta pagadora para pagamento no banco.

A primeira modificação realizada no sistema foi a de permitir que na criação/edição de um cadastro de contrato para integração bancária de lançamentos, seja possível marcar a nova opção “Gerar arquivos individuais por conta pagadora”, que é inicialmente carregada sem estar marcada.

 

 

Marcando esta opção e clicando em “OK” o sistema passará a criar um arquivo para cada conta pagadora diferente identificada nos lançamentos selecionados. Como exemplo, no caso de serem selecionados 3 lançamentos de uma conta pagadora e 2 lançamentos de outra conta pagadora, o sistema irá gerar dois arquivos de remessa diferentes ao clicar sobre o botão “Exportar para banco”.

Para simplificar o processo de geração dos arquivos, assim que for finalizada a exportação, o sistema exibirá o botão “Baixar último lote exportado”. Como foram gerados diferentes arquivos na exportação, e não apenas um como é o padrão, o sistema irá gerar um arquivo compactado no formato “zip” para download, contendo todos os arquivos de remessa gerados.

Os novos arquivos de remessa gerados terão no final do nome do arquivo a informação do código da conta pagadora referente ao arquivo (precedida por “CP”) e em seguida o número do lote de referência que tem apenas a finalidade de permitir identificar visualmente qual foi o primeiro lote gerado para o conjunto de arquivos exportados. Assim acreditamos que será mais simples identificar que o arquivo foi gerado individualmente por uma conta pagadora.

 

 

Uma outra modificação importante que foi realizada é que a tela “Consulta de Arquivos Exportados” agora permite selecionar vários arquivos diferentes e realizar o download de todos de uma vez, gerando um único arquivo em formato “zip”.

O botão “Baixar Selecionados” passa a ser exibido acima da tabela, então é possível selecionar todos os arquivos que serão enviados para o banco e agrupá-los em um único arquivo compactado. Assim evita-se o trabalho de baixar os arquivos individualmente. Este recurso está disponível para permitir baixar todos os arquivos de remessa, não apenas para os gerados individualmente por conta pagadora.

 

Esperamos que estas modificações possam simplificar o processo de envio dos arquivos de remessa para o banco. Acreditamos que assim evitaremos problemas relacionados ao número máximo de lotes em um arquivo, já que fundações que possuem muitas contas pagadoras irão gerar arquivos que contém apenas lançamentos de uma única conta pagadora, sendo que cada arquivo representa um único lote.

Em caso de dúvidas sobre esta funcionalidade, entre em contato com o suporte.

 

Acessar os pedidos relacionados aos lotes de integração bancária

Agora, na tela de consulta de Lotes para Integração Bancária, no módulo de Integração, o Número do Pedido passou a ser um Link que leva o usuário diretamente para o Controle Financeiro referente ao pedido.

 

 

 

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o nosso suporte.

Nos vemos no próximo boletim. Até breve, um abraço e obrigado!

Este pacote de atualização contém as versões 2.102.1 e 2.103.1