Como gerar cadastro automático de um item patrimoniado

POR QUE ESSA DÚVIDA?

Para as fundações que usam o módulo de Patrimônio, o cadastro manual de itens patrimoniados pode não ser viável quando o volume de itens é grande. Por isso o Conveniar permite gerar o cadastro automático de itens de patrimônio a partir das ordens de pagamento e dos pagamentos de pessoa jurídica.






QUANDO OCORRE?

Ocorre quando precisamos que o cadastro dos itens de patrimônio seja gerado automaticamente, agilizando o trabalho.






O QUE FAZER?

Para que o Conveniar comece a gerar os cadastros dos itens patrimoniados a partir das ordens de pagamento, é necessário realizar as seguintes configurações:

Primeiro, vamos informar no cadastro do produto se ele é patrimoniável.

Acesse o módulo Administração, menu Compras, na opção Catálogos de Produtos/Serviços.

Localize o produto usando o filtro.

No resultado da consulta já é possível verificar quais itens são patrimoniáveis e se estão ativos.

Sugerimos que a busca do produto seja realizada por diferentes nomes que esse produto pode ter. Por exemplo: ao procurar pelo produto televisão, também procure por TV. Assim você terá certeza que não existe esse item cadastrado no sistema.

Caso o item que você procura realmente não esteja cadastrado no sistema, clique em “Novo” para realizar o cadastro.

Como exemplo vamos tornar o produto “Computador Notebook” um item patrimoniável e ativo. Clique no ícone “Editar” do item “Computador Notebook”.

Para que um produto possa ser patrimoniável temos que selecionar a opção “Material Permanente (Patrimoniável)” no campo Categoria. E marcar a opção Ativo.

Se você estiver cadastrando um novo produto, preencha também o campo “Nome” com o nome do produto, e o campo “Descrição” com a descrição do produto. Para maiores informações sobre cadastro de produtos, veja em (link para novo material sobre cadastro de produtos).

Em seguida clique em “OK”.

Pronto! Esse produto agora pode ser patrimoniado.







A segunda configuração necessária deve ser feita diretamente na configuração do sistema, para isso entre em contato com o Suporte Conveniar.

Após as configurações o sistema apresentará na ordem de pagamento a opção Patrimoniável já selecionada.

Se caso esse item em específico não for gerar patrimônio, precisaremos editar o item. Para isso clique no ícone Editar Registro.

Será aberta uma janela onde é possível desmarcar a opção Produto Patrimoniável, e assim não gerar registro de patrimônio para esse item.

Importante: caso o sistema esteja configurado para gerar os registros de patrimônio automaticamente a partir da ordem de pagamento, serão criados mais de um registro de patrimônio caso a quantidade do item na ordem seja maior que 1. Conforme a imagem ao lado, seria criado apenas um registro de patrimônio porque a quantidade do item é 1. Mas se fossem 3 notebooks, seriam criados 3 registros de patrimônio.

Outro local onde podemos adicionar um item patrimoniável e gerar um registro de patrimônio automaticamente é no pedido de pagamento de pessoa jurídica.

Antes de aprovar o pedido de pagamento de pessoa jurídica podemos adicionar o item patrimoniável no pedido clicando em Detalhes Doc.

Será aberta uma janela onde podemos escolher o item, informar a quantidade, o valor. Se o item selecionado for patrimoniável então a opção Produto Patrimoniável será selecionada. Mas se para item não for ser gerado o registro de patrimônio, basta desmarcar essa opção.

Após preencher os campos clique em Adicionar.















 

Pronto! Basta acessar o módulo Patrimônio, menu Patrimônio e realizar a busca pela situação ‘Registrado’ para acessar os cadastros criados pelo sistema.










Páginas Relacionadas: