Eu não sei vocês, mas a gente aqui do Conveniar estava muito ansioso com a volta do nosso querido Oráculo!
Depois de um tempo sumido, o bom filho à casa torna e o retorno veio recheado de melhorias e novas funcionalidades sobre os módulos de melhoria para todos, administração, projetos, financeiro, eventos, proposta, integração e portal da transparência.
E abrimos nosso Oráculo contando para você sobre uma nova funcionalidade que não vai deixar você perder mais nenhuma notícia ou atualização:
⭐ Notificações de mensagens dentro do Conveniar
O sistema passou a contar com uma área de notificações para você ficar sabendo de tudo que acontece por aqui. Você será avisado sobre novos materiais de ajuda, oráculos (olha eu aqui 😎) e muito mais!
No ícone do Solucionar aparecerá o número de notificações que você ainda não visualizou. Ah, não curte receber alertas? Não tem problema! É possível desabilitar essa opção também.
Agora sim que você fica por dentro de tudo!😉
Vamos aos módulos?
administração
A primeira melhoria que trazemos para vocês é no módulo de Administração.
⭐ Inativar rubricas no sistema
Passa a ser possível desativar rubricas na configuração destas no módulo Administração > Projetos > Rubrica.
Legal, consultor, mas o que significa isso?
Significa que a partir dessa funcionalidade as rubricas terão status ativo ou inativo. Estando ativa a rubrica pode ser utilizada em novo projeto, porém, quando inativada, a rubrica não poderá ser adicionada em novo projeto, mas não irá desaparecer dos projetos onde já estão previstas. 😉
Saiba mais: Clique aqui para saber mais sobre os lançamentos vinculados às rubricas.
No módulo de projetos fizemos três melhorias relacionadas ao controle de pessoal. E vamos à primeira…
⭐ Criar data de admissão no cadastro de pessoas relacionadas
Já é possível registrar a data de entrada e a data de saída das pessoas que atuam em cada projeto, assim a Fundação tem um acesso mais rápidos às informações de admissão de pessoal, facilitando também o momento da prestação de contas.
Esse novo campo de informação é encontrado na aba de Informações Relacionadas > Pessoas Relacionadas de cada projeto cadastrado em Módulo Projeto > Projetos.
Já a segunda melhoria se refere às horas trabalhadas nos pagamentos de bolsa e RPA:
⭐Horas trabalhadas em pedidos de bolsa e RPA
Agora é possível informar as horas trabalhadas nos pagamentos de bolsa, bolsa em lote e pagamento de pessoa física. 😀
Essa funcionalidade está presente no Portal da Fundação, no Portal do Colaborador e nos relatórios dos pedidos em questão.
E por falar em bolsa, a terceira melhoria veio facilitar ainda mais a vida do gestor e coordenador de projetos:
⭐Mês de competência nas tabelas de Pagamento de Bolsa e Pagamento de Bolsa em Lote
Já não é preciso mais entrar de pedido em pedido de pagamento de bolsa para visualizar o mês de competência a que corresponde aquele pagamento. Isso mesmo!
Pensando em otimizar as informações disponibilizadas para os gestores e coordenadores, foi incluída a coluna “mês de competência” na tabela de pedidos de pagamento de bolsa e na tabela de pedidos de pagamento de bolsa em lote.
Essa melhoria possibilita também que a busca por pedidos específicos seja feita considerando o mês de competência, seja no filtro, filtro avançado ou localizar.
Achou que as melhorias do módulo de projeto tivessem acabado, né?! Acabaram não!
⭐ Campo de finalidade como obrigatório
Assim como nos demais pedidos do sistema, nos pedidos de compra/serviço e nos pedidos de acerto de adiantamento, o campo “finalidade” passa a ser obrigatório. Tal funcionalidade foi alterada no Módulo Projeto do Portal da Fundação e também no Portal do Coordenador, facilitando, assim, a tomada de decisão dos gestores de projetos.
Com o intuito de apoiar a fundação na gestão dos pedidos, passa a ser possível que todos os itens elencados no plano de trabalho estejam listados no botão “Itens aprovados”, localizado no menu Projeto > Pedidos > Compra/Serviço > Itens do Pedido. Antes apenas os itens relacionados a algum produto do catálogo eram previstos aqui. Agora é possível selecionar outros, facilitando o preenchimento do formulário do cadastro dos itens do pedido.
Mesmo que esse item não esteja vinculado a um produto do catálogo, ele é armazenado internamente no banco de dados do sistema para que o gestor seja avisado no momento da aprovação desse pedido de compra. Ao ser provisionado será criado automaticamente um vínculo com o plano de trabalho.
Mas como funciona na prática?
Ao clicar em “Itens Aprovados” aparecerá a lista de todos os itens do plano de trabalho e, ao selecionar um item não vinculado ao catálogo, o sistema retorna para a página de “Itens do Pedido” com a opção “produto não encontrado no catálogo” selecionada. Daí basta seguir normalmente com seu preenchimento, informando os dados do item que o coordenador deseja comprar e incluir no pedido de compras.
Foram feitas alterações também na tabela para ajudar o usuário a encontrar o produto.
E, ainda, na tela de aprovação de pedido sem produto vinculado a ele, o usuário será avisado que o item tem um vínculo com o plano de trabalho e, em caso de provisionamento, esse item também será repassado ao financeiro.
No Portal do Coordenador o funcionamento é o mesmo.
Dissemos isso uma vez e não é problema repetir: nada é tão bom que não possa ser melhorado, certo!? Por isso temos o compromisso de sempre buscar e trazer novidades para que você consiga efetuar a gestão financeira dos projetos da melhor forma possível.
E vamos às novidades…
⭐ Edição em massa da conta do projeto nos lançamentos na nova gestão financeira
Estamos trazendo para você uma melhoria na edição em massa dos lançamentos na nova página de gestor financeiro, no Módula Projeto > Financeiro. Agora, quando selecionar lançamentos cujos documentos financeiros pertençam ao mesmo projeto, será possível realizar também a edição da conta bancária destes lançamentos selecionados. 😁
E não se preocupe! Nosso time de desenvolvimento implementou essa funcionalidade de modo que o sistema verifique automaticamente se será possível editar a conta bancária dos lançamentos selecionados. Se for possível realizar a edição, o campo “Conta bancária” será exibido no painel juntamente com os demais campos para alteração.
Mas se não deseja alterar a conta bancária dos lançamentos selecionados, basta deixar o campo em branco. Para isso, clique sobre o botão “x” no campo “Conta bancária” para que a edição das informações ocorra somente para os outros campos que forem informados. Muito fácil, não é!? 😀
⭐ Adequação da exportação de pagamentos para o SICOOB
A equipe do conveniar ficou sabendo que os gestores estão com dificuldade para gerar os arquivos de remessa de pagamento por conta bancária, quando o contrato é do Banco Sicoob.
Então, para melhorar a consulta no Módulo Projeto > Financeiro > Integração Bancária Pagamento, o Conveniar agora vai verificar o contrato selecionado. Quando o contrato for do banco SICOOB, os lançamentos retornados por esta consulta vão ter a conta bancária e a agência igual a do contrato selecionado. Bom, né?! 😊
E ainda falando de facilitar a vida do gestor financeiro…
⭐ Configuração de integração bancária para pagamentos de dossiê
Passa a ser possível exportar para o banco pedidos e lançamentos de pagamento do tipo “adiantamento de taxa de dossiê” e “pagamento de taxa de dossiê”.
⭐ Transferência em massa de lançamentos de impostos para outros projetos
Essa melhoria implementada dentro do gestor financeiro permite ao gestor realizar a transferência de pagamento de impostos, tanto de forma individual como em massa, para outros projetos. É uma extensão da funcionalidade que já existe no controle financeiro e agora foi trazida para a tela do gestor financeiro.
A primeira novidade que trazemos é o botão “Transferir impostos” que possibilita a transferência de pagamento de impostos tanto de forma individual como em massa.
Na transferência individual, ao editar um lançamento, você poderá selecionar a opção “gerar transferência para projeto.
Se o gestor também tiver acesso à tela do Controle Financeiro, uma vez transferidos os impostos e ainda dentro do editor de lançamento no gestor financeiro, é possível “desfazer transferência”.
Ao clicar em “desfazer transferência” o usuário é redirecionado para a tela de edição do gestor financeiro onde poderá desmarcar “gerar transferência para projeto”, salvar e, de volta ao editor do lançamento, clicar em “atualizar dados”. E pronto, está desfeita a transferência!
Nas transferências em massa, por sua vez, é necessário que, ao menos, um lançamento válido para transferência seja selecionado. Selecionados os lançamentos, basta seguir o procedimento normal para realizar a transferência.
Caso algum dos lançamentos não seja transferido, estes continuarão selecionados na tabela principal do gestor financeiro.
Ao selecionar lançamentos que não podem ser transferidos, aparecerá uma mensagem do sistema informando e, ao clicar em “visualizar”, você poderá ver qual é o lançamento dos selecionados que não pode ser transferido.
Para desfazer a transferência basta proceder como na transferência individual.
Bem simples, né?!
Saiba mais: Clique aqui para saber mais sobre a transferência de impostos.
E vamos falar de eventos?
⭐ Identificar qual documento financeiro foi gerado na inscrição de um evento
Mais uma melhoria na área, mas dessa vez relativa ao Portal de Eventos.
A partir de agora, ficará bem mais simples e rápido acessar e identificar informações financeiras para pedidos já liquidados. 😃
Em Eventos > Financeiro > Gestão Financeira é possível realizar a busca através do filtro “nº do pedido” em situação “liquidados”, onde aparecerá o link para a tela do controle financeiro associada à inscrição do evento já liquidado.
Outra forma de acessar o link é através do próprio evento, em Eventos > Inscrições. Ao clicar no ícone de editar, será apresentada uma lista de documentos financeiros. Ao selecionar o documento financeiro, que está associado a uma pessoa inscrita em um evento específico, é apresentada a lista com todos os documentos relativos à inscrição. Nessa tabela passa a ter a coluna “Nº Pedido”, que conterá link direto para o controle financeiro de todos os pedidos com situação liquidada.
Fácil, né?!
E, ainda para auxiliar na gestão de cursos e eventos, nosso time desenvolveu outra funcionalidade no módulo de eventos:
⭐ Identificar boletos para inscrição de cursos e eventos que foram registrados no banco
Além de identificar qual documento financeiro foi gerado na inscrição de um evento, agora é possível saber também se um boleto já foi registrado no banco ou não.
Para isto, foi adicionada uma coluna “Boleto Registrado” que apresenta os valores “Sim” e “Não”. Esta funcionalidade foi adicionada em 5 telas do sistema! 😀
As alterações foram realizadas nas seguintes telas:
Pedido de Entrada de Receita – Boletos (Projeto)
Gestão Financeira (Eventos)
Receita Consulta (Eventos)
Evento Documento (Eventos)
Exportação de Arquivos (Integração)
Exemplo de Tela de Gestão Financeira (Eventos) com nova coluna:
Agora o gestor financeiro e o gestor de eventos vão conseguir identificar de forma simples os boletos que já foram registrados no banco! 😉
Atenção: Boletos vencidos ou não registrados não podem ser enviados para o banco, tá?!
E por falar em boleto….
⭐ Possibilidade de cancelar vários boletos de eventos e possibilidade de registro em massa de boletos de eventos gerados na Fundação
Tá liberado cancelar e registrar vários boletos ao mesmo tempo!
Mas como, consultor?
Selecionando os boletos que você quer cancelar/registrar e apertando o botão “Cancelar selecionados”/”Registrar Selecionados”.
Quanto menos cliques melhor, não é mesmo?! 😉
Atenção: A funcionalidade “Registrar selecionados” está implementada apenas para o registro de boleto CAIXA, BB e SICOOB.
Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o módulo de eventos você encontra eventos.
⭐ Remoção das telas de criação e divulgação de editais
A fim de garantir maior usabilidade e dispor para os usuários somente recursos necessários, a equipe do Conveniar removeu do módulo “Proposta” as páginas relacionadas a cadastro e divulgação de editais. As opções “Editais” e “Divulgar’ deixaram de estar disponíveis no menu.
Menu do módulo “Proposta” antes da remoção:
Menu depois da remoção:
Além disso, foi removida da tela de criação ou edição de Proposta a opção para seleção de edital relacionado na tela para criação ou edição. Propostas criadas antes da versão 2.94 que já tinham um edital vinculado continuam com o vínculo salvo no banco de dados. O edital selecionado para tais propostas apenas não estará mais disponível nas telas do Conveniar.
Edição de proposta antes da remoção:
Edição de proposta depois da remoção:
⭐ Possibilidade de inativar layout de integração
Outra melhoria realizada pelo nosso time é a possibilidade inativar um layout de integração que não está sendo usado, deixando a tela menos poluída ou, por assim dizer, mais minimalista, afinal, menos é mais! 😁
Mas como faço isso, consultor?
Simples! Ao editar um layout para integração, no Módulo Integração > Configuração > Layout para Integração, você pode marcar ou não a opção “Layout de integração ativo”.
Uma nova coluna foi adicionada na exibição dos layouts, para simplificar a identificação de quais layouts estão ativos e inativos.
Porém, nas telas de importação e exportação de arquivos só aparecerão os layouts que estão com a situação “Ativo”, deixando de exibir aqueles layouts que já não são mais utilizados. Então fica ligado!
E tem mais melhoria no módulo de integração!
⭐ Alerta ao importar boletos com layouts errados
Está cansado de importar arquivos remessa de boletos escolhendo o layout errado e não ser avisado?! Seus problemas acabaram! 😀.
A partir do momento que o layout estiver errado e o Conveniar não conseguir processar os arquivos (Módulo Integração > Financeiro > Importar Arquivo), você visualizará as seguintes mensagens:
Primeiro, um pop-up de alerta informando que “não foi possível processar o(s) arquivo (s).
E, em Resumo Importação, também haverá um aviso informando o erro:
E tem melhoria no Portal da transparência também…
⭐ Exibição de dados públicos: matrícula de servidores
Com o objetivo de preservar informações sensíveis, sem deixar de observar o princípio da Transparência, foi realizada uma melhoria no Portal da Transparência do Conveniar, para ocultar parcialmente o número de matrícula dos servidores públicos (SIAPE), como já acontece com o CPF, por exemplo. Desse modo, a partir de agora apenas os três primeiros dígitos das matrículas são mostrados.
Consulta de dados de Servidores/Agentes públicos no Portal da Transparência:
Além disso, a coluna passou a se chamar “Matrícula do servidor”, como forma de trazer uma maior clareza sobre os dados exibidos. Ainda nesse sentido, nas telas de cadastro e edição de dados de pessoa física, tanto no Portal da Fundação, quanto no Portal do Coordenador, o campo “SIAPE” passou a ser identificado como “Matrícula do servidor (SIAPE)”, a fim de evitar possíveis enganos na hora de registrar tais informações.
Campo “Matrícula do servidor (SIAPE)” no Módulo Administração > Pessoa > Pessoa Física > Identificação:
✔ Dicas do consultor: Tem artigo no nosso blog sobre a Transparência das informações. Clique aqui.
Em caso de dúvidas, não deixe de ligar para o nosso suporte.
Nos vemos no próximo boletim. Até breve, um abraço e obrigado! 🤗
Deixe seu feedback sobre nosso boletim. Fique à vontade para elogiar, criticar e dar sugestões.
Queremos muito te ouvir e saber como ajudá-lo mais. 😍🤗
Este pacote de atualização contém as versões 2.92, 2.93, 2.94 e 2.95.