Voltar para Guias
Nas próximas páginas serão detalhados todos os passos necessários para a gestão financeira dos clientes que utilizam o Banco do Brasil.
1 - Introdução
Desde o início o Conveniar foi concebido como um sistema focado na gestão de projetos de pesquisa. Nos preocupamos em atender de maneira plena todas as demandas necessárias para tornar o projeto sólido e transparente.
Apesar de todos os esforços, sempre nos foi requisitado um módulo financeiro robusto para abranger o processo como um todo, desde a requisição do coordenador até o pagamento do título no banco. Sempre fomos relutantes em abraçar mais essa funcionalidade, mas conscientes da necessidade dos nossos clientes.
Atendendo, inicialmente, aos clientes que utilizam o Banco do Brasil, disponibilizamos hoje uma nova ferramenta para gestão financeira no Conveniar. Criamos uma nova funcionalidade para envio dos pagamentos para o banco, permitindo também o retorno dos mesmos para o Conveniar.
Nas próximas páginas serão detalhados todos os passos necessários para a gestão financeira destes pagamentos pelo sistema.
2 - Configurações iniciais
Para a gestão eficiente dos lançamentos financeiros, é necessário realizar configurações que visam aumentar a produtividade do usuário e padronizar a forma como as informações são exibidas na tela do gestor financeiro.
2.1 - Configuração de contrato bancário
O primeiro passo é configurar o contrato firmado com o banco para a realização de pagamentos via arquivo. Para a utilização dessa funcionalidade, é necessário que a fundação tenha um número único que permita a transmissão de arquivos de pagamento para o gerenciador financeiro.
Para inserir esse dado no Conveniar, basta acessar o módulo “Integração” e clicar no menu “Configuração”, opção “Configuração de Contrato Bancário”.
Figura 1 - Acesso a configuração de contrato bancário
Para definir o número do contrato, selecione o banco e posteriormente informe o contrato no campo “Número do Contrato”.
Figura 2 - Definição de número do contrato
2.2 - Integração bancária de Lançamentos
Para cada transação enviada ao banco, é necessário categorizar qual é o tipo de pagamento que está sendo transmitido. Para isso, deve-se configurar uma relação de correspondência entre o Conveniar e o Banco do Brasil. É muito importante investir tempo e atenção nesta etapa, pois, uma vez configurado adequadamente, o gestor poupará tempo no futuro, evitando ajustes operacionais.
Antes de detalharmos o funcionamento no Conveniar, é essencial o entendimento de cada tipo de serviço, pois essa é uma tarefa importante para a correta configuração das relações. Os tipos de serviço disponibilizados pelo banco são:
- Pagamento de tributos com código de barras: pagamento de GRU ou qualquer outro tributo que possua código de barras.
- Pagamento de tributos sem código de barras: pagamento de impostos como FGTS, INSS e pagamento de DARF.
- Pagamentos de títulos de cobrança: pagamento de boletos. Por obrigatoriedade da Febraban, é necessário categorizar os títulos em:
- Liquidação de títulos do próprio banco: Boletos emitidos para pagamento no Banco do Brasil.
- Liquidação de títulos de outros bancos: Boletos emitidos para pagamento em qualquer outro banco.
- Pagamentos em geral: qualquer outro pagamento que seja efetuado via transferência bancária.
Da mesma forma que a Febraban possui a sua categorização de serviços para o processamento dos pagamentos, o Conveniar possui os seus pedidos e tipos de lançamento. Cada pedido no Conveniar é utilizado para uma finalidade distinta e, para cada pedido, vários são os tipos de lançamento. A título didático, vamos imaginar a seguinte situação:
Vamos pagar o João por um serviço prestado no projeto X. Ao lançar no Conveniar, criamos um pedido de Pagamento de Pessoa Física. Ao aprovar esse pedido, é gerado um controle financeiro que possui vários lançamentos: valor líquido (Pagamento de pessoa física), INSS (INSS – Retenção Pessoa Física e INSS – Encargo Empresarial), IRRF (IRRF Pessoa Física) e ISS (ISSQN). As informações contidas entre parênteses é o que chamamos de tipos de lançamento.
Como o tipo de lançamento é a nossa granularidade mínima de categorização dos lançamentos, precisamos criar uma relação de correspondência entre os serviços do banco e os tipos de lançamento do Conveniar.
Para realizar essa configuração, acesse o módulo “Integração”, clique no menu “Configuração” e acesse a opção “Integração Bancária de Lançamentos”.
Figura 3 - Menu de acesso a Integração Bancária de Lançamentos
O primeiro passo é selecionar o banco que será utilizado (configuração disponível somente para o Banco do Brasil).
Figura 4 - Seleção do banco para configuração
Feita a seleção, será carregado todos os tipos de lançamento existentes para cada tipo de pedido.
Figura 5 - Configuração de serviço para os tipos de lançamento
Selecione cada registro da tabela e defina o tipo de serviço correspondente:
Figura 6 - Seleção de serviços
- Serviço: São os tipos de serviço fornecidos pela Febraban. Recomenda-se a revisão desses tipos no início da seção 2.2.
- Tipo de serviço de lote: De acordo com a seleção feita no item anterior, serão carregadas algumas configurações do tipo de pagamento a ser realizado no banco. De maneira geral, esse tipo de serviço facilita a identificação do pagamento, não impactando no arquivo enviado ao banco.
- Forma de lançamento: Forma como o lançamento será processado no banco. Ex.: crédito em conta, DOC/TEC, DARF Normal, GPS.
- Definir itens selecionados: Após a seleção dos registros na tabela e escolha do serviço, o botão salva as informações nas linhas correspondentes.
- Limpar configurações selecionadas: Dado uma seleção de registros que já possuam serviços definidos, o botão limpa todas as configurações salvas.
Um questionamento comum neste momento seria, por exemplo: “Nem sempre eu faço o pagamento X como crédito em conta”. O que você deve ter em mente na configuração dessa tela é: qual o tipo de serviço bancário ocorre com maior frequência para um dado tipo de lançamento no Conveniar? Nessa etapa estamos configurando padrões que vão agilizar o trabalho posteriormente. Obviamente, no momento da exportação estará habilitada a função de alteração do tipo de serviço para cada pagamento.
3 - Gestão financeira
Depois de realizadas as configurações iniciais, o sistema se torna apto a realizar a gestão financeira dos lançamentos.
3.1 - Critérios de consulta
O filtro de consulta disponibiliza alguns critérios para facilitar a busca de lançamentos que estão aguardando pagamento.
Figura 7 - Critérios de busca - Gestão financeira
- Data de vencimento: permite o filtro pela data de vencimento dos lançamentos. Por padrão, o sistema traz a data atual como limite inferior e adiciona sete dias para o limite superior.
- Data de criação: permite o filtro pela data de criação dos lançamentos, ou seja, pela data de aprovação dos mesmos.
- Valor do lançamento: valor original dos lançamentos.
- Situação: filtra pela situação do lançamento: aberto, integrado, liquidado, cancelado, estornado, etc.
- Tipo de lançamento: filtra por tipos específicos de lançamento.
- Banco pagador: lista de todos os layouts de exportação de arquivo remessa para o banco. Para efetuar a exportação é necessário selecionar o layout para a busca, caso contrário a tela será utilizada somente para consulta. Se não houver nenhum banco pagador configurado, entre em contato com o suporte do Conveniar.
- Crédito/débito: filtra os lançamentos pelo seu tipo. Por padrão, serão filtrados os lançamentos de débito.
- Consultar: realiza a consulta dos lançamentos com base no filtro criado.
- Redefinir filtros: limpa o filtro criado e coloca o padrão inicial do sistema.
- Exportação para banco: após a seleção dos lançamentos na tabela, gera o arquivo remessa com os registros para a importação no gerenciador financeiro do banco.
3.2 - Visão Geral
Para facilitar a organização, os lançamentos são separados em quatro abas distintas: pagamentos em conta, boletos bancários, impostos com código de barras e impostos sem código de barras. Os pagamentos são configurados automaticamente em cada uma das abas de acordo com algumas regras pré-estabelecidas. Sempre é levado em consideração a forma de pagamento do lançamento no Conveniar (depósito, boleto ou outros) e os tipos de serviço configurados na seção 2.2.
3.2.1 - Funções básicas
Algumas particularidades são comuns a todos os tipos de pagamento e devem ser analisadas separadamente para melhor entendimento do seu funcionamento.
Figura 8 - Visão geral dos tipos de pagamento
Cada lançamento possui uma situação que permite ou impede a exportação do mesmo para o banco:
- Os lançamentos que possuem o ícone
Figura 9 - Detalhes do lançamento integrado
- Os lançamentos que possuem o ícone estão com alguma pendência que impede a exportação. Ao posicionar o mouse em cima do ícone, verificamos a situação em que o mesmo se encontra. A resolução de pendências será tratada com detalhes na seção 3.3 deste documento.
- Se o lançamento possuir uma caixa de seleção, ele estará apto para entrar no processo de comunicação com o banco.
- O ícone , destacado em vermelho na acima, aparece no canto direito de cada aba a partir do momento em que a mesma se torna ativa. Conforme a Figura 8 sugere, duas opções serão apresentadas ao clicarmos no ícone:
3.2.2 Alterar tipo de serviço de integração
Alterar tipo de serviço lote e forma de lançamento: Como vimos na seção 2.2, é necessário criar uma relação de correspondência entre os tipos de lançamento do Conveniar e os tipos de serviço utilizados para a comunicação com o banco. Como abordado, tal configuração define padrões para evitar a troca manual de serviço a todo momento. Quando se fizer necessário, o gestor pode - e deve - trocar para o serviço mais adequado. Existem duas formas de realizar esse procedimento:
1 – Método A – Selecione os registros que deseja alterar e clique no ícone
.Figura 10 - Alterar tipo de serviço e forma de lançamento
Agora basta selecionar as configurações corretas e clicar em “Confirmar”. Atente-se a informação: “Esta alteração no Tipo de Serviço de Lote e Forma de Lançamento é considerada apenas para o momento da exportação dos registros.”, ou seja, ela não salva como padrão para futuras consultas.
2 – Método B – Nas colunas “Tipo Serviço Integração” e “Forma Lançamento Integração”, é permitida a edição, para cada lançamento, dessas duas informações:
Figura 11 - Editar serviço na célula correspondente
O botão de edição é exibido ao passarmos o mouse sobre a célula . Se clicarmos para editar, é mostrada a seguinte situação:
Figura 12 - Selecionar nova forma de lançamento
Após a alteração, em ambos os casos, a célula alterada ficará com um * informando que essa é uma alteração temporária.
Figura 13 - Registros com serviços alterados
Exercício resolvido:
1) Imagine uma situação muito comum em que um dado pagamento é por boleto bancário, porém o registro no Conveniar veio o padrão “Pagamento em Conta”. Como devemos proceder?
Resposta:
1 – Utilizando o primeiro método, selecione o registro em questão e clique na opção
.2 – Selecione o serviço “Pagamento de títulos de cobrança”.
3 - Configure o “Tipo de serviço de lote” como “Pagamento fornecedor” ou “Pagamentos diversos”.
4 – Para definir “Forma de lançamento”, veja se o boleto é do Banco do Brasil ou de outros bancos. Baseado nessa informação, escolha a opção correta e confirme a alteração.
Automaticamente o registro em questão é enviado para a aba “Boletos Bancários”, onde deverá ser informada os demais dados pertinentes.
2) Um pagamento de pessoa física será realizado via transferência bancária para um favorecido com conta no Bradesco. O padrão do serviço carregado pelo Conveniar é “Pagamento em conta – Crédito em conta corrente”. Qual deve ser o procedimento para envio da remessa de pagamento?
Resposta:
Se o banco pagador é o Banco do Brasil, não podemos enviar o pagamento em questão como “Crédito em conta corrente” para o Bradesco. Logo, devemos fazer:
1 – Identificar a coluna “Forma Lançamento Integração” do respectivo registro.
2 – Colocar o mouse em cima da célula e clicar no botão de editar.
3 – Escolher a opção “DOC/TED”.
A célula ficará destacada com a nova informação e o pagamento poderá ser enviado corretamente para o banco.
Note que o Método A é mais abrangente, pois atende os dois casos abordados nos exercícios. Apesar do Método B ser mais restrito, ele traz agilidade em alguns casos específicos (como no exercício 2).
3.2.3 Agrupar registros
Agrupar registros selecionados: Em alguns casos pode ser necessário agrupar lançamentos para pagamento de um documento único. De maneira geral, por exemplo, é gerado uma guia de imposto para cada projeto ou uma guia única para todos (ISS). Como o Conveniar gera lançamentos individuais para cada pagamento efetuado, devemos agrupar todos os lançamentos até que o montante seja igual ao valor da guia gerada para pagamento.
Existem duas formas de agrupamento que fornecem resultados equivalentes:
1 – Selecionar os lançamentos desejados e clicar na opção “Agrupar registros selecionados”.
Páginas Relacionadas:
Filter by label
There are no items with the selected labels at this time.
Voltar para Guias