Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 9 Next »



Sumário:



Introdução

O objetivo deste guia é permitir que o gerente da fundação extraia informações relevantes do Conveniar para a tomada de decisões estratégicas dentro da fundação. Nas próximas páginas será detalhado o processo de extração de relatórios do Conveniar pelo módulo Gerencial e as demais possibilidades do módulo.


Módulo Gerencial

Para acessar o módulo Gerencial, vá até o canto superior direito da sua tela e selecione a opção desejada. Caso o módulo não esteja acessível ao usuário, deverá ser contatado o administrador do sistema na fundação para análise da liberação do módulo ao gestor.

Figura 1 - Acessando o módulo Gerencial

Relatórios

Quantitativo de processo de compra

Este relatório permite a análise dos dados relacionados aos processos de compra da fundação. Como o próprio nome sugere, é retornado o somatório dos dados requisitados e agrupados pelo usuário. Apenas processos de compra com todos os itens finalizados são considerados.

É possível extrair diversos tipos de informações. Por exemplo:

  • Quantidade de processos de compra executados por cada gestor em um determinado período de tempo.
  • Quantidade de compras relacionadas a cada categoria do processo de compra.
  • Quantidade de compras executadas para cada tipo de modalidade de compra.
  • Quantidade de compras que seguiram uma determinada lei ou decreto de compra.

Tais exemplos são obtidos com uma análise direta dos dados, no entanto, o relatório permite uma infinidade de interpretações importantes para o planejamento estratégico do setor.


Figura 2 - Quantitativo de processo de compra – filtros


  • Agrupar por: diferentes tipos de informação para agrupamento do relatório. É possível agrupar por modalidade de compra, grupo gestor, usuário gestor, procedimento de compra e categoria do processo de compra.
  • De – Até: período em que o relatório deverá retornar os dados para o usuário. Será considerado a data do processo de compra para retorno dos dados.
  • Ordenar por: ordenação das colunas resultantes da pesquisa. O usuário pode ordenar alfabeticamente pelo nome do agrupamento ou ordenar numericamente pelo somatório retornado no relatório.
  • Orientação: informa se o usuário vai ordenar o item anterior de forma crescente ou decrescente.
  • Gráfico: o sistema permite que o usuário escolha o tipo de gráfico que gostaria de exibir as informações solicitadas. Além do Conveniar exibir os dados tabelados, ele também disponibiliza as seguintes opções de gráficos: barras, colunas e pizza.


Figura 3 - Resultado da consulta


O botão “Modo de visualização” permite que o usuário escolha uma ou duas colunas para exibição do relatório. Ainda há a possibilidade de exportação para Excel e impressão dos relatórios gerados.

Tempo médio de execução do processo de compra

Este relatório possibilita uma análise completa do tempo gasto para a execução do processo de compra dentro da fundação. É possível extrair informações de cada etapa do processo e quanto tempo, em média, é gasto para finalizar cada passo de uma compra. Dentre todas as possibilidades, algumas se destacam:

  • Tempo médio para execução do processo de compra.
  • Identificação da etapa mais onerosa do processo de compra.
  • Análise comparativa do tempo de compra para cada gestor.
  • Tempo gasto para compra de uma determinada categoria de produtos.


Figura 4 - Filtro para relatório do tempo médio de compra


O relatório oferece vários campos para filtragem de dados dentro do sistema. Para cada campo disponível, é permitida a busca dinâmica dos dados.


Figura 5 - Agrupamento para exibição dos dados


É possível também agrupar os dados filtrados na primeira etapa da consulta. Caso o gestor queira utilizar vários agrupamentos, o relatório permite a seleção alternada dos agrupamentos pressionando a tecla CTRL e a seleção por intervalo pressionando a tecla SHIFT.


Figura 6 - Tempos disponíveis para a consulta


Após a filtragem dos dados nos passos anteriores, o gestor deve escolher os tempos de interesse para compor o relatório. Cada tempo exibido acima somente será considerado caso a etapa esteja finalizada.

Dois pontos importantes devem ser esclarecidos:

  • O tempo médio considerado é por item comprado. O Conveniar considera essa a granularidade mínima para a exibição de dados confiáveis ao usuário.
  • Dependendo do filtro solicitado, por demandar uma consulta muito custosa ao banco de dados, o Conveniar vai informar o usuário que o relatório solicitado vai ser encaminhado dentro de instantes ao e-mail de cadastro do usuário no sistema.


Figura 7 - Mensagem exibida em consultas complexas


Em consultas simples, o sistema irá exibir os dados na própria tela do usuário para análise imediata:

Figura 8 - Resultado da consulta de tempo médio do processo de compra


No exemplo em questão, o filtro foi feito para exibição dos tempos médios de compra dos itens que estão sendo/foram comprados em determinado período. As linhas que não exibem o resultado mostram que a etapa solicitada ainda não foi finalizada.

Pessoas relacionadas aos projetos

Este relatório permite a extração completa de dados sobre as pessoas relacionadas aos projetos geridos pela fundação. Algumas possibilidades de relatório se destacam:

  • Porcentagem da equipe do projeto que possui vínculo com a instituição apoiada.
  • Listagem de coordenadores dos projetos geridos.
  • Listagem dos bolsistas relacionados aos projetos.
  • Projetos nos quais os bolsistas têm vínculo.


Figura 9 - Pessoas relacionadas aos projetos


O filtro permite com que o usuário especialize sua consulta e traga dados importantes na geração de relatórios anuais de gestão.

Informações sobre projetos

O relatório permite a análise detalhada de informações cadastrais e financeiras do projeto. É possível realizar desde a listagem simples dos registros até buscar o volume de recursos geridos, possibilitando o agrupamento dos dados por coordenador, financiador, instituição apoiada, etc. Algumas possibilidades de relatório que se destacam são:

  • Volume de recursos geridos por financiadora.
  • Quantidade de projetos geridos por cada coordenador, bem como o volume de recursos disponíveis para o mesmo.
  • Quantidade de projetos ativos por coordenador, financiador, etc.
  • Agrupamento de projetos por grupo gestor.


Figura 10 - Relatório de Projetos


O relatório de projetos possibilita vários critérios de consulta que podem ser combinados para a geração de dados importantes para a gerência. Um exemplo de consulta pode ser vista na imagem abaixo:

Figura 11 - Resultado do relatório de projetos


O exemplo acima é referente a uma consulta simples de projetos agrupados por financiadora. É notório a quantidade de informações que podem ser extraídas com o uso de um filtro simples.


Tempo médio de execução de pedidos

Este relatório permite a extração de dados referentes ao tempo médio de aprovação dos pedidos de despesa e receita pelos gestores do setor de projetos. O relatório considera o tempo desde a solicitação do pedido pelo coordenador do projeto até a aprovação da requisição pelo gestor. Entre as possibilidades de extração de relatórios, algumas se destacam:

  • Análise de produtividade dos gestores.
  • Análise comparativa do tempo de aprovação dos pedidos para cada gestor da equipe.
  • Tempo médio de aprovação para cada tipo de pedido.






  • No labels