Voltar para Atualizações
Sorria, cante e comemore!
Hoje a sua fundação está recebendo o que temos de mais novo para o Conveniar. São CINCOOO versões novas e um monte de novidades. Temos mudanças nos módulos de Projetos e Financeiro, Portal da Transparência, Patrimônio, Compras e melhorias que impactam a todos e correções de erros.
Vem correndo!
Adequação do Conveniar para os pagamentos de Retribuição Pecuniária
A história aqui é simples e direta: você é servidor público e está recebendo um Pagamento de Pessoa Física? Parabéns, você acaba de ganhar uma Retribuição Pecuniária.
Gente, que nome chique!
Dica do consultor
Antes de mais nada, esteja certo de que o campo “É servidor público?” está marcado lá no cadastro da pessoa física. Essa informação é preciosa para a transparência das informações no Conveniar.
Mas na prática as coisas não mudam muito, mas é bom ficar ligado:
Os relatórios e recibos gerados no Pagamento de Pessoa Física estarão identificados como “Retribuição Pecuniária”.
O tipo de pagamento informado no Portal da Transparência também será alterado.
O cálculo automático dos impostos não levará em consideração o INSS (retenção e patronal), além de não haver obrigatoriedade para informar o PIS.
Mas lembre-se: essa mudança só vale para o Pagamento de Pessoa Física, não alterando os pedidos de diária, bolsa, etc. Nada vai mudar para os pagamentos de PF realizados para não-servidores, então seeeeeegue o jogo!
Permitir busca por conta bancária no Extrato para Conciliação
Essa é para aqueles que adoram fazer conciliação (e para os que não gostam também). Imagina se você pudesse buscar os lançamentos por conta bancária e não somente por projetos.
Para projetos com conta única é só mais uma forma de pesquisa, mas imagina aquela conta que você tem mais de um projeto sendo gerido!
Dica do consultor
Não recomendamos a gestão de vários projetos em uma conta única. Para projetos públicos isso não é permitido pela legislação. Mas em qualquer situação a gestão do projeto é comprometida.
Sabemos que isso ocorre e queremos facilitar o processo de conciliação. Agora você pode pesquisar os lançamentos por conta bancária no “Extrato para conciliação”.
Pode confessar, vai! Ficou muito mais fácil gerar um relatório só, do jeitinho que o banco te dá o extrato.
Melhorias na exportação de pagamentos para o Banco do Brasil
Sabe aquela funcionalidade bacana que te permite exportar os pagamentos direto do Conveniar para o Banco do Brasil e automatiza o retorno com as baixas e as conciliações? No último Oráculo nós pudemos conhecer ela com detalhes.
O que era bom ficou ainda melhor!
Inserimos uma busca muuuuito moleza nas principais colunas da tabela. Digitou, buscou. Sem botões, sem filtros complexos, sem dor de cabeça. Dá uma olhada:
Fizemos várias outras mudanças com amor e carinho para tentar tornar o trabalho do financeiro mais fácil. .
Uma das várias mudanças que podemos destacar é a identificação automática do banco pela linha digitável do boleto. Antes você tinha que informar se o pagamento do título era para o Banco do Brasil ou para qualquer outro banco. Ninguém merece uma coisa dessas, não é mesmo?
Cobrança automática de juros e multa para o CNAB 240
Acabou a festa! Você não aguenta mais os atrasos constantes no pagamento dos boletos? Se você é cliente da Caixa, agora você pode configurar a cobrança automática de JUROS e MULTA!
MUAHAHAHAHA
Não vê a hora de configurar essa maldade? Anota aí pra não esquecer: módulo “Administração”, menu “Cadastros > Cedente”. Você vai encontrar uma aba chamada “Cobrança de Juros e Multa”.
Se o(a) atrasadinho(a) demorar um mundo para pagar, você pode configurar o campo “Devolução” para o boleto ser baixado e devolvido a fundação (de acordo com o número de dias informados).
Mas lembre-se, por enquanto essa funcionalidade só está disponível para a CEF. Se você quiser para o seu banco, fale com a gente!
Renovação ULTRA MEGA BLASTER do Portal da Transparência
Um dos nossos cases de sucesso é o nosso Portal da Transparência. Queremos manter o nosso pioneirismo e entregar a informação da maneira mais acessível e com maior clareza possível.
Pegue sua pipoca e vem com a gente conhecer o que temos de novo:
Pagamentos para pessoa física e servidor públicos:
Esses pagamentos ficavam somente dentro da visualização por projeto. Algumas vezes fomos questionados quanto a dificuldade de extrair os dados consolidados desses pagamentos.
Com a nova atualização ficou muito fácil!
Separamos os pagamentos em duas abas: “Servidores Públicos” e “Pessoas Físicas”. Você pesquisa pelo período (também permite busca pelo Nome e CPF) e o sistema já retorna com o valor total recebido pelo indivíduo dentro do período buscado.
Quer detalhar o valor consolidado? É só dar um clique na linha e “tchandaaaann”. Mamão com açúcar, não é?
Processos de compra encerrados e em andamento
Apesar de possuir informações sobre o processo de compra no Portal do Fornecedor, os dados disponíveis eram voltados para a etapa de cotação do processo. Em resumo, essas informações não eram suficientes para a transparência do processo.
Decidimos criar no Portal da Transparência uma aba “Processos de compra” com o objetivo de detalhar e manter o processo transparente.
Além de permitir a consulta de processos que já foram encerrados ou ainda estão em andamento, também podem ser visualizados os documentos relacionados ao processo, dados do projeto vinculado, itens comprados, fornecedor ganhador, etc.
Para facilitar ainda mais, é gerado automaticamente um “Extrato” com as informações resumidas e organizadas em um relatório no formato PDF.
Dica do consultor
Caso algum dado seja sigiloso, o controle de publicações ainda fica por conta da seção “Portal da Transparência” no cadastro do projeto (opções “Publicar pagamentos de pessoa física” e “Publicar processos de compra”). No caso do processo de compra, o controle é individual e fica na aba “Identificação” do processo em questão. Se deseja publicar as informações do processo, marque a opção “Tornar público o processo de compra”.
Geração de termos personalizados
ALELUIAAAA, ALELUIAAAA, ALELUIA, ALELUIÁÁ! Essa é para você que clamava por um Termo de Comodato, Doação ou qualquer outro termo desse Brasilzão. Agora você pode criar vários relatórios personalizados para fazer a gestão dos seus patrimônios!
A primeira coisa que você tem que fazer é configurar os seus relatórios personalizados. Lá no menu “Cadastros” do módulo Patrimônio você vai encontrar um menu com cheiro de carro novo: “Termo Padrão do Patrimônio”. Pode clicar em “Novo” e vem comigo:
Em “Tipo de Termo” nós, inicialmente, colocamos “Doação” e “Comodato”. Caso você precise de mais algum tipo, entre em contato que a gente dá um jeito.
O campo “Mudança de Status” é tooooop demais! Toda vez que você gerar um termo para um determinado item, ele pode assumir a nova situação que você configurou para o seu relatório.
Traduz pra mim, pelo amor de Deus: imagina que você está criando um termo de doação. Se você configurar a “Mudança de status” para “Doado”, toda vez que for emitido o relatório, os itens vinculados a ele vão ter a sua situação alterada para “Doado”. Demais, não é?
Configurou certinho os seus relatórios? Agora vamos lá na tela “Consultas > Patrimônios”. Faça uma busca e escolha quais itens você quer gerar um relatório. Pode marcar essas caixinhas da primeira coluna:
Clique em “Imprimir Termo” e escolha qual termo você quer gerar.
O “Número de Protocolo” é opcional. Se você tiver algum número de protocolo da universidade, por exemplo, é só inserir que ele sai no relatório gerado.
É muita emoção para um dia só!
Geração de número de patrimônio a partir de valor padrão
Sabe aquele botão de gerar automaticamente o número de patrimônio? Às vezes você precisa gerar o número a partir de determinado padrão e seguir o jogo a partir daí.
Agora você pode! Lá no módulo “Administração” no menu “Compras” você vai ver uma opção nova: “Número base do patrimônio”.
Coloque o número que você deseja que o sistema tome como padrão e pronto! Não tem segredo.
Aviso ao comprador sobre o encerramento do projeto
Onde já se viu comprar equipamento depois do final do projeto? Não faz muito sentido, não é mesmo? Por isso nós resolvemos te avisar disso para não ter erro!
Tanto na tela de emissão de AF quanto no parecer técnico, o gestor/coordenador é avisado sobre a finalização do projeto.
Antecipa essa entrega aí, marujo.
Tapa no visual dos portais do Conveniar
Cansamos daquela carinha antiga dos portais do Conveniar. Decidimos mudar, pelo bem da nação brasileira.
Luz na passarela que lá vem ela:
Inserção da conta bancária no cadastro de PF e PJ
Existem certas coisas no Conveniar que não sabemos explicar o porquê. A não obrigatoriedade do dígito na conta bancária é uma delas. E como você já deve saber, se não é obrigatório, as pessoas costumam não preencher.
No cadastro de pessoa física e jurídica nós criamos um campo único e o tornamos obrigatório. Aproveitamos para facilitar também a digitação.
Correção da gravação do histórico no processo de compras
De um dia para o outro o histórico do processo de compras parou de ser registrado!! Você entrava, clicava no botão e uma bola de feno passava na sua tela.
Maaaaas, agora está tudo corrigido. O histórico está bonitão, registrando tudo o que é feito na sua compra.
Falha nossa!
Cadastro de pessoa jurídica em evento do tipo Serviço
O Conveniar não estava permitindo a inserção de uma pessoa jurídica como inscrita em um evento do tipo “Serviço”.
What?
Seja CPF ou CNPJ, agora “tá tudo liberado”! Tanto o inscrito, quanto o gestor da fundação conseguem inserir uma pessoa jurídica para participar de um serviço oferecido pela fundação.
Relação Conveniar x Instituições bancárias
“Quanto mais conheço os bancos, menos quero conhecer.”
Nas últimas versões nós corrigimos um caminhão de erros de comunicação com essas benditas instituições. Apesar do pseudo-padrão regulamentado pela FEBRABAN, cada banco fala a sua língua e nós temos que lidar com isso.
Estamos na busca incansável para resolver todos os erros com rapidez e eficiência. Pedimos desculpas e "vamo que vamo"!
Vários outros erros foram corrigidos nos principais módulos do sistema. Se você abriu um chamado para o nosso suporte, você será notificado da correção.
Aqui não vai passar nenhum bug, Seu ZERO DOIS.
Se você ficou com qualquer dúvida, não entendeu algum procedimento e/ou não sabe como configurar alguma funcionalidade nova: não deixe de ligar para o suporte, abrir um chamado com sua dúvida, sinal de fumaça ou qualquer coisa, só não guarde esse sentimento com você.
Todos prontos para o hepta no Qatar 2022? Porque o hexa já é realidade.
Forte abraço e vamos juntos!
Este pacote de atualização contém as versões 2.57.1, 2.57.2, 2.58.1, 2.59.1, 2.60.1 e 2.61.1
Voltar para Atualizações